Acessar um Mikrotik não é nada complicado, principalmente se ele estiver com o padrão de fábrica. Neste tutorial vamos falar um pouco sobre algumas maneiras bem simples para acessar esse tipo de roteador, qualquer modelo que você tiver em mãos.

Vou mostrar os pontos mais importantes que você precisa saber antes de ligar o roteador e colocar a mão na massa. Mas lembre-se que este tutorial é para iniciantes, portanto, não vou entrar em muitos detalhes sobre configurações, você simplesmente vai aprender a ligar, restaurar o padrão de fábrica e acessar o roteador para realizar suas configurações.

Começando do início, veja como é um roteador Mikrotik e onde estão os pontos mais importantes.

 Padrão de fábrica (zerar um Mikrotik)

Existem milhares de maneiras de dizer que você vai retornar um dispositivo eletrônico para o padrão de fábrica, zerar, resetar, dar um reset, neste caso vou utilizar “reset” porque o botão tem esse mesmo nome.

Existem três formas de dar um reset em qualquer equipamento da Mikrotik:

  • O botão de reset
  • O jumper hole
  • E (para equipamentos antigos) o Reset Jumper

Vou mostrar apenas os dois primeiros, já que não considero que alguém irá comprar equipamentos com um Reset Jumper nos dias de hoje.

O botão de reset

O botão de reset pode (ou não) ter os nomes “RES” ou “Reset”, mas às vezes eles também podem aparecer sem descrição nenhuma.

Normalmente este botão se encontra em um pequeno orifício na parte traseira do equipamento, sendo necessário algo fino que seja capaz de penetrar neste orifício para pressionar o botão internamente.

Para zerar as configurações e voltar o Mikrotik ao padrão de fábrica é necessário fazer o seguinte:

  1. Remova o cabo de energia do equipamento fazendo com que o mesmo desligue;
  2. Introduza algo capaz de pressionar o botão de reset dentro do orifício do mesmo e pressione o botão sem soltar;
  3. Ligue o cabo de energia mantendo o botão de reset pressionado até que a luz “ACT” comece a piscar (dependendo do equipamento, esta luz pode não ter o mesmo nome) ;
  4. Solte o botão de reset e aguarde alguns minutos para que o equipamento termine de zerar as configurações;
  5. Desligue o equipamento e ligue novamente;

É bem simples.

O Jumper Hole

Alguns equipamentos da Mikrotik não tem case, ou seja, você terá somente uma placa chamada “RouterBOARD”. Neles você terá uma espécie de Jumper, porém sem os pinos para fechar a conexão entre os mesmos.

Neste caso, você pode utilizar uma Chave Philips para fazer a conexão entre os contatos.

Para utilizar o Jumper Hole para zerar um equipamento da Mikrotik faça o seguinte:

  1. Remova o cabo de energia do equipamento fazendo com que o mesmo desligue;
  2. Coloque uma Chave Philips (ou algo de sua preferência) para fechar contato entre as duas conexões do Jumper Hole;
  3. Ligue o cabo de energia mantendo a chave fechando as conexões do Jumper Hole;
  4. Desconecte a chave do Jumper Hole e aguarde até que o equipamento termine de ligar;
  5. Desligue o equipamento e ligue novamente;

Veja uma imagem do próprio site da Mikrotik:

Assim que você terminar, seu Mikrotik deverá voltar aos padrões de fábrica.

Vídeo tutorial

Abaixo um vídeo tutorial sobre como zerar as configurações de um Mikrotik.

Agora vamos acessar o roteador.

Ligando um equipamento Mikrotik

Em grande maioria dos casos, você poderá utilizar dois métodos para ligar um equipamento da Mikrotik: utilizando a fonte na voltagem correta; ou utilizando um cabo de rede RJ-45 ligado em uma fonte de voltagem correta com tecnologia POE (Power Over Ethernet).

Obs.: A voltagem está descrita no manual do equipamento, ou no site routerboard.com.

No caso da porta POE, a maioria dos equipamentos que funcionam com essa tecnologia terão a descrição “POE” sobre a porta.

Neste caso, você não precisará ligar a fonte diretamente no Mikrotik.

ATENÇÃO: Nunca ligue cabos RJ-45 com energia em portas que não tem a descrição “POE”, você pode danificar a porta ou o equipamento.

A voltagem DC dos equipamentos Mikrotik variam entre 8V e 30V, porém é necessário que você leia o manual do mesmo para garantir. Também existem equipamentos de 48V, assim como equipamentos AC, vai depender do modelo.

Em ambos os casos, o equipamento irá ligar instantaneamente quando o cabo de energia for conectado. A maioria deles têm luzes indicativas.

Acessando um Mikrotik

Após ligar o equipamento e conectar seu computador ao mesmo por cabo ou via wireless, você poderá configurá-lo de maneira bem simples.

Equipamentos da Mikrotik possuem uma tecnologia de detecção de vizinhos, ou seja, qualquer dispositivo que estiver conectado diretamente à RouterBOARD, poderá ter acesso às suas configurações utilizando o endereço físico (MAC Address). Neste caso, se você utilizar um cabo RJ-45 (ou wireless) para ligar seu computador a um equipamento Mikrotik, poderá utilizar um software chamado Winbox para acessar suas configurações, mesmo que ele não tenha um endereço IP configurado.

Você poderá baixar o Winbox em sua última versão no link abaixo:

Na sessão de “Useful tools and utilities”.

Após o download, execute o mesmo e você verá a seguinte tela.

Na tela acima, clique na aba “Neighbors” e verifique se o seu dispositivo está aparecendo para que você faça o primeiro acesso.

Na imagem acima você pode perceber que o Winbox já detectou uma RB433 da Mikrotik conectada ao meu computador. Você também verá informações como o endereço IP, o endereço físico (MAC Address), a identidade e  versão do RouterOS.

Neste caso temos duas maneiras de acessar o equipamento: por endereço MAC; ou por endereço IP.

No caso do endereço MAC, simplesmente clique sobre o endereço e o campo “Connect to” irá ser preenchido automaticamente. Digite o user “admin”, password em branco, e clique em “Connect”.

Lembre-se que conexões por endereço MAC podem ser perdidas facilmente. Normalmente, fazemos este primeiro acesso apenas para adicionar um endereço IP da nossa rede e fechamos a conexão para reabrir utilizando o IP configurado.

Para acesso via IP, é necessário que você adicione um endereço em sua placa de rede da mesma rede do equipamento Mikrotik. O Endereço IP padrão é 192.168.88.1, portanto, você pode adicionar o endereço 192.168.88.2 no seu computador, clicar sobre o endereço IP do Mikrotik no Winbox, e fazer o acesso.

Depois de tudo pronto, clique em “Connect” e faça as configurações conforme preferir.

Nós vamos continuar avançando em tutoriais sobre MK, mas por hoje é só.

Vídeo tutorial

Assista abaixo um vídeo tutorial detalhando como acessar um Mikrotik.

Fonte: Todo Espaço Online